Guia Definitivo de Acentuação no Mac (Macintosh)

11 06 2007

Cansado de ter problemas para acentuar no Mac e ter que ficar toda vez fazendo aquele monte de atalhos? Chegou a solução!

Nem mesmo quem usa o Mac OS X em português escapa desse problema, mas para felicidade geral da nação macmaníaca, Rainer Brockerhoff, alemão que mora no Brasil, criou um layout de teclado chamado USInternational.

Além de uma enorme colaboração para quem trabalha nas agências de publicidade, pois já vi muita gente sofrendo para aprender, decorar ou até lembrar dos atalhos, também espero que essa dica sirva para todas as outras pessoas que possuem ou utilizam um mac.
O processo de instalação é bastante simples:

1. Faça o download do arquivo USInternational versão 1.1 (1.0 se ainda estiver usando o Mac OS X 10.1.x, Mac OS 9 ou The Classic Environment).

Clique aqui para baixar a versão 1.1 (.dmg)
Clique aqui para baixar a versão 1.0 (.sit)

2. Após o download, monte a imagem do arquivo.

USInternational - Img_01

3. Copie o arquivo USInternational para a pasta /Library/Keyboard Layouts (/Biblioteca/Keyboard Layouts).

USInternational - Img_02

4. Reinicie o computador (ou faça Logout e depois Login).

5. Vá para “Preferências do Sistema” (System Preferences) e clique em International (Internacional).

USInternational - Img_03

6. Vá para guia Input Menu (Menu de Entrada) e siga até o final da lista, procure e selecione o novo layout do teclado (USInternational).

USInternational - Img_04

7. Se houver mais de um layout selecionado na caixa anterior, aparecerá ao lado do relógio uma bandeira dos EUA, selecione a bandeira com USInternational ao lado.

8. Pronto!

Aviso: É muito gratificante receber os agradecimentos de todos os visitantes que deixaram comentários elogiando esse post. É motivo de orgulho ser a primeira referência no Google quando o assunto é acentuação para Mac. Gostaria de convidar todos os leitores desse blog a acessarem um novo projeto do mesmo autor, agora na área de finanças pessoais e investimentos. Que tal saber como controlar melhor seu dinheiro e seus investimentos e interagir com uma comunidade que tem os mesmos objetivos? Faço o convite para visitarem o site www.investpedia.com.br Obrigado! Continuem lendo as dicas gerais para acentuação no Mac logo abaixo:

Dicas gerais:

Cuidado ao utilizar as aspas antes de vogais, pois elas se transformam em trema (isso não acontece com consoantes). Para evitar que isso aconteça, pressione a barra de espaço quando for inserir aspas antes de vogal.
Para o C com cedilha, a combinação é: acento agudo + C.

Se você possui o teclado de Portugal, com a tecla C com cedilha, mas na tecla 2 não existe o símbolo de @ (arroba), então utilize o layout de Portugal no Input Menu (Menu de Entrada).

Caso seu teclado seja um genérico ABNT 2 (Brasileiro), faça o download do arquivo criado pelo pessoal da Unicamp, mas infelizmente ainda existem vários bugs.

Clique aqui para fazer o download do arquivo para teclado ABNT 2.

Método tradicional

Tem macmaníaco que adora o método clássico. Se você não é um desses, mas costuma utilizar macs de outras pessoas ou está frequentemente em locais onde é preciso utilizar um mac, como bureaus, gráficas, agências, studios, etc, vale a pena ter em mente como proceder nessas situações. Veja os atalhos de acentuação:

Acento Agudo (´): Option + E
C Com Cedilha (Ç): Option + C
Til (~): Optin + N
Acento Circunflexo (^): Option + I
Trema (¨): Option + U
Crase (`): Option + Tecla `

Observação: Esse método não funciona com a tecla Caps Lock ligada.

Colaboração: Marcelo Fiorani Canada

Ações

Informação

305 respostas

4 07 2007
Vladimir Cezar

obrigado por esse post. Não fosse por ele, meu Mac ainda estaria sem acentuação. Valeu.

15 10 2012
Vinicius

Obrigado muito util seu post!!!!

10 03 2013
César Bastos

Grande dica! Muito obrigado, agora o meu Mac está como os computadores normais com acentos.
A melhor dica de todas para o Mac.
Valeu!!!

13 07 2007
Marcelo

Quando troco e-mail do MAC x PC os acentos ficam todos desconfigurados, o que devo fazer para corrigir este problema ?

16 05 2012
marciovillela

Não troque emails com pessoas com PC. Foi comprovado que isso é má influência para você kkkkkkk – brincadeira.

1 09 2007
Acentuação no Mac « Crab Log

[...] Setembro 1st, 2007 · No Comments Ainda estou me acostumando com a acentuação no Mac. Talvez apele para a modificação sugerida no Guia Definitivo de Acentuação no Mac (Macintosh). [...]

3 09 2007
thame

Ola.Agora estou bem satisfeita com meu teclado,obrigada!Gostaria de uma ajuda, estao funcionando os acentos , exceto o agudo e o til, como faço?grata

4 10 2007
Como acentuar no Mac ?

[...] Na verdade já está respondida em vários lugares, eu mesmo precisei dessa dica e achei no blog Thinkad#, que postou o ótimo Guia Definitivo de acentuação no mac (Macintosh). [...]

5 12 2007
hmlf

Infelizmente esta dica não funciona no Leopard.
Alguêm sabe o que fazer para mudar a acentuação?
Obrigado.

21 01 2008
renata

olá… que pena.. acabei de comprar meu mac, mas não consegui instalar o guia rápido de acentuação. ainda estou nos atalhos. vi no post anterior que não funciona no leopard. será que não funciona mesmo???

8 02 2008
giovani

Nao funciona no leopard!!! acabei de comprar meu mac e tentei fazer esse esquema mas at’e agora n~ao deu certo!! rsrsrsrsrsrs

8 02 2008
Anônimo

Eurekaaaa!!!! Funcionouzão!!! Olha só!!! fiz o seguinte:
Quando selecionava a bandeirinha do eua com acento, nunca mudava, porque sempre ficava um outro bloqueado!!! ou o brasileiro ou outro americano, o que eu havia selecionado antes de selecionar o da bandeirinha com acento.
coloquei pra mostrar na barra de cima a bandeira… apareceu a do brasil, cliquei nela e apareceu ela e embaixo a outra (bandeirinha com acento) pra selecionar… selecionei e pronto!!! funcionando!!!

23 01 2010
bruna

nem acreditoooooooo carambaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

depois de muito esforço conseguiiiiiiiii….

9 02 2011
Vanessa

Ja estava quase desistindo…. eu havia feito tudo direitinho e nao tava dando… ainda bem que li seu post… agora ta funcionando.. Que beleza!!!!
Valeu

24 02 2011
Rodrigo Rubens Hidalgo Mendes

Gastei 30 minutos para conseguir configurar. Fiz todos passos recomendados, porem ao selecionar o Lay-out de teclado U.S. Internacional nao permitia seleciona-lo quando opcao de escolha na barra, o correto e o E.U.A – Internacional PC … ai funcionou !! VIVA !!
ainda bem que sou persistente.

5 12 2011
Anônimo

MELHOR DICA

2 11 2012
Anônimo

Funcionou, mesmo!

6 03 2011
Vagner

Olha, eu sou novato no Mac, minha versão é 10.6 e meu sistema está em português. Mas putz… fiz isso tudo que vc falou anônimo… até a parte de selecionar a bandeirinha com acento está tudo ok, mas não funciona. Eu clico nela, ela fica selecionada, mas não habilita!!! Onde será que está o erro???

4 04 2012
Lucas Santana

Estou igual a vc amigo. A minha versão é 10.7 .
Na hora de selecionar o layout do teclado selecionei o
EUA International – PC e deu certo. Acho que já vem nas versões mais novas!
Espero ter ajudado.

15 06 2011
ana

Ai eu tenho tirar a selecao da bandeira do Brasi mas ela esta cinza ou seja nao esta disponivel para tirar a selecao.. como faco? thanks

22 01 2013
Daniela

Graças… kkk Olha aí que lindo com todos os acentos. Segui sua dica e deu super certo, desmarquei o Português.

9 02 2008
Biribó

E eu sofri por anos…
Agora vou aproveitar: avó, avô, caçada, mãe, às manhãs, “acórdão”…
Espetáculo!!!
Obrigado pela grande ajuda.

2 03 2008
iracema

Ganhei meu MacBook ontem, e j’a tentei de tudo, esse US international, o tal do Brasil.bundle, o ABNT2, e nada. E n~ao consigo desmarcar a caixa de selecao do menu de entrada em Internacional (que no meu est’a marcado “Brasileiro” com a bandeirinha do Brasil).
O Giovani j’a conseguiu? E o Anonimo e o Birib’o, como conseguiram??
Podem me ajudar?

27 01 2011
asdf

embaixo da caixa de configurações, tem um cadeado, você tem que clicar lá, e digitar sua senha para poder mudar alguma coisa

27 03 2012
Marília

nossaaaaaaaa depois desse seu post conseguiiiiiiiiii q sacooooooo tava quasi desistindo obrigada!!!!!! o certo é us international pc

2 03 2008
iracema

OK, já consegui! Foi como o Anônimo disse, mas antes tem que reiniciar.

25 03 2008
Alesandro

Entrei no mundo mac agora (MacBook 13 c/ Leopard), e obviamente isso foi uma das primeiras coisas que notei. Originalmente procurava por “US International” no Windows p/ ele reconhecer os acentos, porém não achei. Então procurando um pouco na Web vi esse pacote. Achei estranho pq na pasta \Library\Keyboard Layouts não havia nenhum arquivo, mas mesmo assim copiei. Parecia ter funcionado, porém no spotlight e na ajuda do Finder, por exemplo, não funciona (ele simplesmente não reconhece nenhum caracter). No mais, parece estar Ok.

14 04 2008
José Flávio

Olá pessoal,
uso o Imac/Intel/Alumínio com o Leopard original – tudo bonitinho! Já tentei esse e outros layouts, coloco na pasta correta, mas quando abro para selecionar o US Internacional ele não aparece.
Alguém pode me ajudar – Valeu!
Grande abraço

7 05 2008
CHICO REIS

OL’A,PERCEBERAM?
POIS ‘E, NÃO CONSIGO POR ACENTO, FIZ COMO MANDARAM MAS A BANDEIRINHA DO US INTERNACIONAL NÃO APARECE NA CONFIGURAÇÃO DO TECLADO, TAMBÉM TENHO O LEOPARD, ALGUÉM PODE ME AJUDAR?
OBRIGADO

9 05 2008
Juan Vitor

vcs seguramente nao estão colocando na pasta certa, porque é a segunda vez eu faço e está funcinando perfeito, somente seguir os passos que está acima e fazer um restart apos, eu copiei o arquivo com command line, verifiquem se o arquivo está no local correto

um abraço
Juan

22 05 2008
Herb

Acabo de instalar a 1.1 no Macbook Air e funciona que está uma tetéia!!! deu até vontade de escrever email com todos os acentos de novo!!!! coisa q já não fazia há tempos!
obrigado pelo post!

25 05 2008
Clemilton Cavalcante

Também acabei de instalar versão 1.1 no meu imac com leopard e funcionou muito bem. grato pela dica.
Abraço
Clemilton

25 05 2008
rodflash » Novo no mundo Mac: arrumando os acentos do teclado

[...] (encontrei a solução neste site) [...]

27 05 2008
Lee

Tmb caloura no mundo MAC e bastante agradecida pela dica. Deu supercerto no meu novo MacBook! Bjos!

28 05 2008
Roberta Carvalho

Meu mac book chegou ontem, também com Leopard. Me bati um pouquinho, mas agora consegui perfeitamente. Acho que alguns estão caíndo no mesmo erro que caí. Instalam perfeitamente o arquivo USInternational, mas na hora de funcionar nada…

Vai a minha dica: quando instalarem e já estiverem em preferências de sistema/internacional/MENU DE ENTRADA, marquem a opção USInternational e em seguida verifique se ficou marcado na base da janela do menu de entrada a opção “mostrar o menu de entrada na barra de menus”, caso não esteja marcado, marque-a. Feche esta janela e veja lá na barra de menu no topo, ao lado do relógio. Clique e escolha “USInternational”. Pronto. Agora abra seu editor de texto e pode testar…

Ah, e não fique estranhando não poder desmarcar a opção BRASILEIRO no MENU DE ENTRADA, se fizer assim como descrito dará certo.

boa sorte! e viva aos acentos!

4 11 2011
Ana Luiza

Agora foi,
Obrigada!

29 05 2008
Olívio Armando

Muito obrigado pelas dicas. Estão me poupando muito tempo.

Abraços,

Olívio

3 06 2008
Anônimo

Galera, no meu tentei de tudo e nao deu. tenho um mac book, e se ajuda tenho a tecla de cedilha junto ao C. Escolhi o us international mas nada acontece.
se puderem me ajudar
valeu

3 06 2008
Manuel

Eu tento instalar mas apos copiar nao aparece nada na listagem de entradas.

Engracado que o arquivo esta zerado. Nao tem nenhum conteudo dentro.

O herb, tu conseguiu instalar no tem MBA? Ele esta atualizado? Pq no meu nao rolou ….nao aparece nada depois de copiado para pasta keyboard layouts.

4 06 2008
Conrado

muito obrigado pelo post. já havia tentado instalar esse layout de teclado antes sem sucesso, mas sua explicação foi simples e eficiente. e olha só os acentos no meu texto! hehehehehe

4 07 2008
JumentoIgnorante

Comprei um MB pela Fastshop, o mais simples, com combo. Ele chegou ontem.
Logo de primeira, entrei na internet e baixei as atualizações.

Esse é meu primeiro MAC, e como bom usuário de windows, logo estranhei a acentuação. Fucei por 1 hora e não consehui colocar o caceta dos acentos. Procurei no google e achei este post.

Até então, minha experiência com MAC era de aproximadamente 2 horas.

Hoje resolvi aplicar a solução do post.

Fiz passo a passo tudo q o post mandava e nada de aparecer “USInternatinal” no Menu de Entrada… fuça de um lado, fuça de outro… li um post acima do topico e nele falava q não tinha NENHUM ARQUIVO, logo… movi o arquivo q tinha na devida pasta chamado “keyboard layout ou coisa do genero”.bundle

Reiniciei o mac

Nada do USInternational aparecer… logo… DELETEI o “keyboard layout ou coisa do genero”.bundle e só deixei o arquivo q tinha desta solução.

Agora adivinhem o q aconteceu… SIM!!! Fiquei SEM TECLADO!!!

E enquanto escrevo estas mal traçadas linhas no meu PC, o OS X está formatando e instalando o meu MAC do ZERO…

Depois o Steve Ballmer fala q não tem patch pra burrice… tem, sim reinicie o MAC com C e o DVD de instalação do MAC OS X…

XINGUEM A VONTADE, pois, EU MEREÇO!!!

4 07 2008
aurino wanderley

meu irmao muito obrigado por esse programa sem noção pô, kkkkk valeu mesmo, só uma dica, pra quem tem o macbook air com o X feito o me, e o idioma em brasileiro, par mudar vc vai em finder, LOCAIS está do lado esquerdo do finder, clica no nome do administrador (ex: o meu é meu nome Aurino), depois vai em biblioteca depois Keyboard Layouts ai vc cola o aplicativo 1.1 nesta pag, reinicia o pc, vai em preferências dos sistemas, DEPOIS Internacional,depois menu de entrada, clica em U.S. INTERNACIONAL o primeiro não o segundo (ele se encontra la no final da pag.), deixa o idioma brasileiro ainda clicado e pronto se divirta ç,éá,ã. abraços e obrigado.

15 06 2011
ana

Aurino muuuiitttoooooo obrigado eu tenho um air tambem e nao estava conseguindo voce eh o maxiiiimooooooo… thanks a lot
obrigado também ao cara que criou este site fantástico kkkk bjs

4 07 2008
aurino wanderley

DESCULPEM O TXTO ACIMA TEM ALGUNS ERROS ESSE É O CORRETO.

meu irmao muito obrigado por esse programa sem noção pô,
kkkkk valeu mesmo, só uma dica, pra quem tem o macbook air com o OSX feito o meu, e com o idioma em brasileiro, par mudar vc vai em finder, LOCAIS está do lado esquerdo do finder, clica no nome do administrador (ex: o meu é meu nome Aurino), depois vai em biblioteca, depois Keyboard Layouts ai vc cola o aplicativo 1.1 nesta pag(DETALHE ESTA VAZIA), reinicie o pc, depois vai em preferências dos sistemas, DEPOIS Internacional,depois menu de entrada, clica em U.S. INTERNACIONAL O PRIMEIRO NÃO O SEGUNDO (ele se encontra la no final da pag.), deixe o idioma brasileiro ainda clicado e pronto se divirta ç,éá,ã. abraços e obrigado.

4 07 2008
aurino wanderley

alguém sabe quando for atualizar o softwere mudara automaticamente essa função?

15 07 2008
alexandre mendes dos reis

ola,,

Gostaría (agora com acento rsrs) de dizer que deu certo,, bahh, vcs nem sabem o problemão que resolveram..

Muito obrigadããããão..

Um abraço..

27 07 2008
vanessa

eu fiz o download do US international mas na hora de passar para a pasta “library/ keyboard layouts” eu nao encontro essa pasta! coloquei no “finder” pra ver, e nao existe essa pasta no meu computador… e agora??? onde eu copio o US international entao??

30 07 2008
anderson marques

Pessoal,

hoje é o meu primeiro dia de uso de “macs” e já consegui acertar a acentuação com as dicas que o amigo postou acima.

Parabéns pela didática!

Boa sorte a todos. Valeu!

5 08 2008
Roberto

Show de bola esse tutorial – Parabéns.

12 08 2008
mariana

olah,
tentei instalar, consigo selecionar o US do jeito q vcs falaram, li todos os comentarios e nao deu certo, talvez pq meu pc eh japones e tem os caracteres japoneses, o teclado eh bem diferente. alguem pode me ajudar?
valeu!

15 08 2008
Rudá

onde encontro esse tal de brasil.bundle

26 08 2008
Clairton

Cara muito obrigado pelas dicas, é por poessoas como você que a inertnet funciona.

abração.

1 09 2008
Vinicius

Cara… tenho um IB G4 e até hoje nunca tinha conseguido resolver esse problema… preguiça de pesquisar é um problema!

Mas é isso, vim agradecer…

E pra celebrar… vou escrever o hino do meu time… que é minha maior paixão e tem todos os acentos possíveis.

Hino do Vasco da Gama (Lamartine Babo)

“Vamos todos cantar de coração
A cruz de malta é o meu pendão
Tu tens o nome do heróico português
Vasco da Gama tua fama assim se fez

Tua imensa torcida é bem feliz
Norte-Sul, Norte-Sul deste Brasil
Tua estrela, na terra a brilhar ilumina o mar

No atletismo és um braço,
No remo és imortal
No futebol és um laço
De união Brasil-Portugal”
:D

Valeeeeeeuuuu!!!

5 09 2008
Andre

alguem pode me ajudar? quando abro o menu de entrada do internacional nao aparece o US Internacional o que eu faco?

10 10 2008
teagah beck

quase chorei … consegui, meu imac novinho acentua gente …
vlw pela grande dica.

abraços = ]

31 10 2008
Victor

Ótimo! Muito obrigado pelas informações! Finalmente posso usar meus acentos.

Victor

12 11 2008
Andrea

UAUUUUUUUUUUUU – IURRUUUUUUUUU – Amigo vc é o máximo, impressionante, e não é que funciona mesmo!!!!! tava ficando cansada de ter que decorar todos aqueles atalhos já, alguns estavam ficando automáticos mas outros era uma tragédia total. heheheheheh agora tudo ficou mais fácil.

Oooo mãe, agora já da pra colocar acentos nos e-mails que eu te envio. E prsta atenção porque desta vez não tem erro!!!!

Obrigada

18 11 2008
Murilo Cardoso » MAC x PC: Capítulo #2

[...] Para configurar seu teclado com acentuação normal, visite o tutorial do ThinkAd [...]

2 12 2008
thais

Brilhou. Você é um gênio.

21 12 2008
F. Victor

Caramba, vlw mesmo. Ainda nem chegou meu MacBook 13, e ja sei dessa grande dica, ja tava me perguntando como que ficaria com a questão do teclado, mas agora ja resolvi. Vlw mesmo…FLows

Obs. Como faço pra compartilhar internet com outro PC ou simplesmente criar uma rede entre OS X Leopard e Windows Vista?

26 12 2008
André Caldeira

Beleza !!! Voltei a ser ANDRÉ e com acento. Hoje é o meu terceiro dia de Mac ao escrever um e-mail senti muita dificuldade com o teclado sem os acentos. Foi fácil de instalar, mas o negócio da bandeira mudar, só descobri ao passar o mouse sobre ela.

Bom pessoal, só posso dizer que agora a coisa vai !!! Parabéns pra quem publicou essa dádiva.

Obrigado e sorte sempre.

5 01 2009
Marcilio

Boa!!! Tô estreando meu iMac hoje e tive que resolver esse problema logo de cara… escrever sem acentuação chega a doer. =P

Parabéns aos autores (do post e da biblioteca). Tô andando devagar, mas acelerando. Uma hora eu chego na velocidade desse mac.

Devo confessar ainda tenho que me policiar pra não chamar meu mac de pc novo.

Obrigadão pela dica. Parabéns pela didática.

Abraços.

27 01 2009
Alex

No meu Macbook Air segui todas as instruções mas só funcionou depois que eu fiz o seguinte. Cliquei na bandeira do Brasil junto à carga da bateria no topo superior direito da tela e em seguida selecionei a bandeira americana que apareceu. Agora sim. Não tem erro nãããão.

5 02 2011
Chris

Muuuuuito obrigada pela dica! Já tinha feito todos as passos descritos e nada… Qdo coloquei a bandeira americana, mágica. Acento pra todo lado.

29 01 2009
samuka

copiem e colem dai de cima!!! hahhhahahaha

bricadeirinha!

bom.. o mais simples à se fazer é entrar em “preferência de sistema” depois em “internacional” depois em “editar lista”, ai você dês-celeciona todas as línguas e só deixa a português. facim facim

29 01 2009
lolobo

ola amigos, alguem pode me ajudar, sou novo no mundo mac,e estou com dificuldades no Word, é totalmente diferente do que eu usava no windows, ainda mais por ser todo em ingles, tem como mudar isso?
abração

4 02 2009
Leandro

Sensacional, mais fácil impossível!!!

6 02 2009
Roberta

Muuuuuito obrigada!!
Salvou minha vida com esse post!
=)

9 02 2009
Marcelo Araújo

Vou fazer uma louvação. Esse post merece atenção.
É a acentuação na palma da mão.
Eu também agradeço! Graças!

28 02 2009
Welington Matos

VALEU!!! Cara parabens pela solução inteligente

28 02 2009
Welington Matos

Muito Obigado pela solução inteligente!!!

1 03 2009
Nayara

Muito bom!!! Amei esse tópico!
Nda como boas pessoas a ajudar!!
Eu posso deixar ativada as duas bandeirinhas?

4 03 2009
Dannie

Adorei a dica,funciona muito bem!!!! agora eu posso digitar com mais agilidade e menos erros em meus textos para corrigir depois….
muito legal!!!

30 03 2009
Bruno

–’ Claro que funciona no Leopard Pulei todos os passos só usei os comandos mesmo agora só falta eu me acostumar com o teclado

19 04 2009
Bruno Assumpção

Galera ganhei um MACBook da minha empresa, to muito feliz por esse post!
Obrigado mesmo!

22 04 2009
Valeria Alves

Meu nome e Valeria e tentei as duas versoes no meu MAC Book e nao deu certo. A Versao dele e MAC OS X 10.5.6, seria com essas duas opcoes mesmo, ou preciso de uma outra. Se for isso me fale o que fazer? Aguardo e agradeco desde ja,

7 05 2009
márcia rachel

adorei !!!!!! resolveu vários problemas agora posso enfim curtir meu mac !!!

6 06 2009
Luis

Muito bom! Acabei de comprar e já instalei funciona todos os acentos.

Abração!

20 07 2009
Macintosh at Clube do Mouse

[...] parte 2 (guiadopc.com.br); dicas de Mac OS (dicasde.com.br); trocar PC por Mac? (bestlinux.com.br); guia de acentuação Mac [...]

21 07 2009
Susana

Muito bom! Obrigada pelo download e por toda explicação detalhada!

21 07 2009
Rodrigo

AAAAAAEEEEEEE agora sim meu Mac com Leopard tem acentuação….boa!!!! Valeu irmãozinho!!!!!

2 08 2009
Allan

Muito obrigado! Funciona perfeitamente. Agora não preciso ficar evitando as palavras atenção, à, ânimo, lingüiça (forma antiga), etc!!!!!! Parabéns!

3 08 2009
Jethro

Vlw, me ajudou mto!

3 08 2009
Gilberto

Galera, muito legal, funciona muito bem, perfeito!
Me ajudou pra caramba, sem falar que está muito bem explicado a forma de como proceder!
Valeu mesmo

18 08 2009
Letícia

PUTZ , MUUUUITO OBRIGADA ! *—*

25 08 2009
Chikão

Cara,

Obrigado pela ajuda!

31 08 2009
Nícolas Iensen

Grandé!!!

5 09 2009
Gustavo Beaklini

Agradeço tremendamente. Eu me mudei para os Estados Unidos, comprei um MAC (meu primeiro computador pessoal). Eu tenho fixação por uma escrita decente e já estava ficando louco sem conseguir usar acentuação gráfica padrão há mais de um mês. Agora estou super feliz.
Muito Obrigado,

Gustavo Beaklini

9 09 2009
hisi

para quem está usando o snow leopard e não conseguiu:

siga os passos indicados na página,
depois em “languages e text”, em “system preferences”
selecione em “input sources” a opção “allow e diferent one for each document”.

sai do “system preferences” e escolha a USA com acentuação.

o sistema só aceita as linguas padrões que já vem instaladas, entao ele sempre desabilitava quando eu olhava la, mas quando você sai dele a acentuação volta automaticamente.

Talvez não seja a maneira correta e mais prática, mas funcionou por aqui.

: )

16 10 2009
grazi

nao encontro essa tal pasta internacional. alguem me ajuda, plis

23 10 2009
andressa

valew !!! mesmo!

28 11 2009
Brunoyoga

Olá, se você tem o Snow Leopard é somente acessar preferencias do sistema, e clicar no EUA International PC. Eu Baixei, tinha feito tudo o que falavam aqui, porém eu só consegui os acentos no Iwork, e tendo que trocar toda hora a bandeirinha la em cima a direita. Para mim funcionou assim!
Abraços!

25 02 2010
Daiane

Perfeito!!!! Eu estava quase jogando o MAC pela janela quando vi seu post… pra mim esta funcionando perfeitamente e não preciso ter nenhum arquivo “estranho” no meu MAC para fazer a acentuação funcionar, isso porque não gosto de fazer downloads, prefiro manter tudo original.

3 07 2011
Jeison T. Ebert

Essa dica do Snow Leopard tem que ser mais divulgada. Pra quem tem o Snow fica muito mais fácil! Valeu pelo post, e valeu, Brunoyoga pelo help!

30 11 2009
Mimi

Gente! Sofri por anos também, até que um amigo me indicou o site! Vocês são demais!! Thanxxx

18 12 2009
Mari

Pessoal, preciso de ajuda!
Fiz tudo isso ai em cima e deu certo para o Office que tenho instalado no MAC, mas nao funciona quando vou escrever emails com o Safari! Quando tento habilitar a bandeirinha dos EUA na barra la de cima, o US International aparece escrito em cinza claro, como uma opcao nao disponivel!
Como resolver isso?
Help please!!!
Bjos!

21 12 2009
Victor Silva (Moçambique)

Valeu!!! Thank u!

27 12 2009
pedro tourinho

Nem acredito, agora sim posso usar o MacMini novinho que comprei! Depois de apanhar muito, seguindo mais ou menos as instruções que estão aí no texto, finalmente consegui. Só um detalhe é que quando eu selecionava só o US International ficava lá em cima na barra de ferramentas a bandeira do Brasil, e a Bandeira do US international bloqueada, impossível de ser selecionada. Aí decidi tentar clicando também na bandeirinha EUA Internacional, que estava no meio da lista lá e então, finalmente, deu pra selecioná-la. Tá funcionando muito bem, mas a bandeirinha escrito US international continua la em cima, impossível de ser selecionada. Mas o que importa é que funcionou. Valeu!

9 01 2010
Leticia

Pessoal,
Consegui instalar o super teclado e funciona que é uma beleza para tudo, menos para o MAIL. Alguém consegue me ajudar?
A opção USInternational nem aparece como clicável, só o “Brazilian”…
Valeu pela ajuda!

12 01 2010
Aura

Você salvou a minha vida! Obrigado! Não aguentava mais ficar digitando comandos pra ter acentuação correta! =D
Parabéns pelo blog!

14 01 2010
rodrigo

No meu só funcionou no Office. Qdo estou em outros programas, o US Internacional fica cinza claro e não dá pra selecionar.

14 01 2010
rodrigo

No Msn messenger tb funcionou…

17 01 2010
clara

Olá! Como dá para perceber, consegui fazer a instalação e já estou usando os acentos… =) MASSSSS só consegui fazer a instalação na conta do administrador do computador. Nos demais usuários, a instalação não funciona!!! (não aparece a bandeirinha do US International entre as opções do Internacional…)

Alguém sabe o que devo fazer???

18 01 2010
Flávia Adriane

Não acredito que finalmente consegui digitar normalmente!!! Já tinha feito até uma “cola” com os atalhos, tava estragando o visual do meu MacBook lindo…
Entrei no mundo Mac há 3 dias e estou amando, ainda mais agora que posso escrever acentuando tudo!!!
Parabéééééééééééééééééénnssss!!!! Seu blog é o máximo.

24 01 2010
eduardo

Muito obrigado!!!!
me ajudaram muito porén estou estudando para programação de websites
e usei as dicas. mas minha pagina sae com erros por que?????
se puderem me ajudar fico grato.

25 01 2010
Isabel

Genteeee…
Nao to conseguiiindo!!!!!!
Alguem me ajuda?????
Do lado do relogio fica a bandeirinha do Brasil, e quando eu tento mudar pa bandeira do Us International nao vai, ela fica cinza e nao da pra clicar…… :(
PLEAAASEEEE!!! HELP MEEE!!! To apanhando muitoo!!!!

25 02 2010
Daiane

Isabel, delete tudo o que vc fez e somente va no “IDIOMAS e TEXTOS” e selecione a bandeira dos EUA Internacional – PC, pra mim esta funcionando perfeitamente.

27 01 2010
Anônimo

nao funcionou comigo,o que que eu faco ?

27 01 2010
Humberto

Agradece esse cara aí por mim..

Funciona legal :D

30 01 2010
CHM

Muito obrigado…….. reinstalei tudo achando que tinha feito errado até lembras do google….. enfim achei sua dica e está resolvido!!!!!!!!

7 02 2010
Piti

Obrigada!
Excelente e orgulho encontrar brasileiros tão talentosos!

10 02 2010
BRuna

OLÁ. Tenho o MAC OS 10.5.7 e nao consigo inserir os acentos “TIL” e “CRASE” no meu teclado. Fiz o procedimento ensinado aqui e tudo funcionou, menos esses 2 acentos. Quando tento usar o “TIL” sai o símbolo ± e quando tento usar a crase, sai o s[imbolo §. Alguém me ajude por favor, pois estou escrevendo uma monografia e nao dá pra continuar sem esses acentos. Obrigada

18 02 2010
Gean

Inicialmente quero agradecer por compartilhar conosco, amantes do MAC, este manual (how to do) e os arquivos.

O título diz exatamente o que este artigo é, o “Guia Definitivo de Acentuação no Mac (Macintosh)”.

Segui o passo a passo e tudo funcionou muito bem. Parabéns!!!

Atenciosamente,

Gean Santiago

22 02 2010
Mardem

Opa..Nossa que coisa boa.. Muito obrigado.. Muito bacana seu site. continue seguindo em frente.

24 02 2010
Luiz Fernando

Só não encontrei a crase,alguém pode me ajudar? uso o macbook pro.

24 02 2010
Eliane

acima do tab.

24 02 2010
Eliane

Fantástico!
Obrigada!

25 02 2010
Ana Cecília

Muito obrigado pelo post. Está ótimo, funcionando muito bem. Um abraço, e parabéns!

25 02 2010
Daiane

Perdi 2 horas tentando instalar e não consegui, primeiro que no meu MAC não tenho esta pasta “INTERNACIONAL” ai presumi que deveria ser a “IDIOMA E TEXTO” (pois as bandeiras são iguais)… enfim, fiz de tudo, deletei a lista de idiomas, deixei só português, li todos os posts, reiniciei o computador umas 50 vezes, a banderinha do USA aparecia no Menu de Entrada juntamente com a do Brazil mas não me permitia selecioná-la… quando estava quase desistindo e aceitando o fato de que teria que acentuar minhas palavras utilizando esses atalhos ridículos, li um post que me foi muito útil, deletei o arquivo que eu baixei, deletei do Library ou Biblioteca e somente fiz uma coisinha, selecionei o “EUA Internacional – PC” no mesmo lugar onde vc deveria selecionar esta bandeira do EUA que baixou… mas enfim… agora estou super feliz… e não precisei baixar nada…. Espero que essa dica ajude alguém a ficar menos tempo batendo a cabeça… como não sou expert com MAC, não soube qual a versão do mesmo, logo não preciso deste programa.
Beijos
Agora tenho que me acostumar a acentuar as palavras novamente hehehe

31 10 2010
Patrícia

Obrigada por esta dica! repeti os mesmos erros e depois repeti seus acertos! e no fim deu tudo certo

29 11 2010
Anônimo

isso deu super certo pra mim com meu macbook novo!!! aconteceu exatamente a mesma coisa

26 03 2011
rosanariedel@gmail.com

Fiz a mesmíssima coisa que você!!!
sofri sofri sofri até descobrir que era só selecionar o US Internacional – PC! arrgh!

Agora estou feliz da vida no maravilhoso mundo dos acentos!! oba!!!

25 02 2010
Alexis

Cara, perfeito!! finalmente com acentuação !!

5 03 2010
Rafael

e aí pessoal,descobri a forma de colocar acentos em letras maiúsculas!
simples!
só aperte as teclas,Option+E+caps lock+ a letra que vc quer

Água!

espero ter ajudado!
abraços!

5 03 2010
Leandro

Olá pessoal.
Consegui fazer funcionar naquelas… tenho um Macbook Pro com o Leopard e a instalação foi ok, porém o meu problema é q no finder ele não me dá a opção de selecionar esse modelo de teclado, somente dentro das aplicações… aí oq acontece? Uso com o acento e tal, mas qdo volto pro finder, o default volta a ser o U.S. padrão… ao abrir as aplicações novamente, elas estão no U.S., ou seja, sem acento…
Alguém sabe me dizer como faço para deixar o U.S. International como padrão?
Valeu!

13 03 2010
Rodrigo da Silva Guerra

Funcionou, obrigado.

15 03 2010
Renato

Parabéns pelo guia.

15 03 2010
Wagner

Obrigado amigo, Muito bom mesmo esse post.

17 03 2010
dyogo amorim

salvou minha vida, um camarada me indicou e consegui resolver de boa!!!!!
obrigadasso

27 03 2010
Benny Coura

Muito obrigado pela ajuda. Meu novo mac já vem com os acentos, mas para vender meu mac antigo, tive que achar os acentos. E foi bem fácil, seguindo as instruçòes. VAleuuuuuuu

28 03 2010
eric

maravilha! Valeu pela excelente dica!

29 03 2010
Ricardo

Fiz o procedimento acima, mas não descobri como fazer o sinal dos números como “primeiro” ou “primeira” = 1º e 1ª. Como faço isso? Estou escrevendo de um PC e por isso consegui. Se alguém puder me ajudar?

10 05 2010
Fernando

eu tenho feito com “option” 9 e 0 ªº e funciona no meu.

abraços

4 04 2010
Jacqueline

FODA!!!!! Ajudou pra caramba!!!
Valeuuuuuuuuuuuuuu!

=D=D=D

11 04 2010
Breno

mto BOM!!!

NÃO. AMANHÀ CÚ, VOVÔ. FUNCIONA MSM

15 04 2010
Isaias Pessoa

Obrigado!
Já fazia muito tempo que eu não usava Mac e por consequência disso eu esqueci como configurar a acentuação!
Já estou escrevendo com a nova configuração!
Muito obrigado pelo guia!

Deus abençoe!

20 04 2010
lia

Coraç~ao de mel~ao coração de melão !!!!!!!! UHUHURHUHU!!!! É nóis!!!

23 04 2010
smarcondes

éééé valeu!!! hahahaha

28 04 2010
Sergio Victor

Nessa vocês mandaram! rs
Valeu

10 05 2010
Fernando

Só posso agradecer.

Valeu

16 05 2010
Lidia

obrigada pela ajuda para configurar meu mac.
Lidia

16 05 2010
Lidia

Aleluia.obrigada a todos
Lidia

2 06 2010
Maria Fernanda

Eu que sou estudante de jornalismo já estava desesperada sem acentos, cedilhas e tils no meu mac! hahah Agora sim tudo funcionando. Obrigada por compartilhar isso com a gente! Bjos

9 06 2010
Leticia

Nossa Marcelo, nem sei como agradecer… Estava quase deixando o computador em casa e levando um caderno!!!!!
Muito obrigada! Mesmo! Abraços!

16 06 2010
Carla

Nao achei a pasta. ‘-’ onde fica.[sim sou iniciante]
dahusdhuasd

16 06 2010
Carla

ah a chei a pasta
dhausdhuahdsasdhuas

16 06 2010
Carla

Nao deu certo. –’

17 06 2010
Lucas Biittner

Muito útil essa dica… minha irmã aqui em casa passa raiva nesse mac aqui!
vo passar os comandos pra ela. rsr, por que prefiro o modo clássico ainda.
para quem possui mac em casa não é difícil decorar.

Valew a Dica. com certeza ajudou muita gente. abraço.

17 06 2010
Carla

Bom não tinha dado certo do jeito que me ensinaram aqui, mas fiz a mesma coisa que a Daiana. :D E deu certo. \o/ \o/ Brigadãããão

18 06 2010
Nelson Lima

Valeu pelas dicas….me salvaram!
Vou ver se me acostumo com a acentuação padrão…se não eu tento as outras opções…

18 06 2010
Reginaldo Pinheiro

Cara,
Muito obrigado pela ajuda, valeu mesmo. Vai ser muito util pra mim, e outras pessoas.

Abraço.

20 06 2010
Lesle

Por isso que estou migrando para o mac, porque a comunidade ajuda e muito, obrigado.

25 06 2010
Moisés Vieira

Maravilha, comprei meu imac ontem e agora estou aliviado. Estou rodando leopard por enquanto e funcionou beleza, amanhã vou por o snow e testar. Muito obrigado.

29 06 2010
Fernanda

Muito útil!!! Já instalei no meu MAC e agora uso os acentos sem problemas!!!
Parabéns pelas dicas!!!

15 07 2010
Camila

Muiiito obrigada!!! Até que enfim!!
é á ã ç!!!!
Muito bem explicado!!

19 07 2010
Rodrigo Angello

Parabéns ao indealizador desse post!
Muito bem explicado.
Funcionou de primeira. Sem erros.

Grande abraço.

19 07 2010
Peen

Obrigado!!! Ajudou muito !

20 07 2010
s

wow!!!!!!
Incrível!!!!! Estou adorando!
A unica dica que deixo é que quando seguirem os passos do web site, a ultima coisa a fazer é trocar a bandeirinha do Brasil pela os EUA internacional (na parte de cima do lado direito) da tela do computador.

tudo funciona, que lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Muito obrigada!

27 07 2010
roberta

Valeu…. obrigada.

4 08 2010
Juliane

oi, sou iniciante no mac, fiz tudo direitinho e deu certo, so que quando eu troco a bandeirinha do brasil pela bandeirinha do us internacional, logo q eu troco ela volta pra bandeirinha do brasil do nada e depois a bandeirinha us fica indisponivel pra mim clicar, o que fazer ? obrigada

20 08 2010
Anônimo

to com o mesmo problema… o teclado funcionou no skype e etc.. mais no safari e no mail nada!

29 11 2010
Anônimo

estava acontecendo a mesma coisa comigo, é só ler o post da daiane aqui em cima, funcionou pra mim!

10 08 2010
ANDRE

MUITO OBRIGADO, É MUITO ÚTIL JÁ ESTAR ESCREVENDO ESTE COMENTÁRIO COM TODOS OS ACENTOS NO LUGAR. BACANÃO, AGORA É SÓ DIVERSÃO!

12 08 2010
Delmar

Muito obrigado pela dica…. facilitou muito….. apesar que acho que me acostumaria fácil… mas ai, a gente pega um outro micro (PC) e o problema surgiria…. pois desacostumaria com o sistema…. então já instalei e estou
usando o layout internacional oferecido neste site…
Parabéns!!!!

bye,
Delmar.

2 09 2010
Victor Massaharu Watanabe

Já tentei de tudo, mas o meu mac não possue a Tecla `, logo não consigo usar a crase. Comprei meu MAC no japão e todas as combinações funcionam exceto a combinação de crase. Estou frustrado desde que o comprei.

Quando uso o visualizador de teclado a tecla também não é mostrada.
Se puder me ajudar, muito obrigado.

Grande abraço!

10 09 2010
paula

Obrigada!

10 09 2010
rafa

ão é ô
Valeu mesmo funcionou na boa.

14 09 2010
EDSON

VALEU MUITÍSSIMO OBRIGADO.

20 09 2010
Samuel Sousa

Parabéns pela dica. Ajudou muito!!!

20 09 2010
Ana Porto

Muito boa dica! Fácil e eficiente. Vejam que já estou acentuando tudo!!!!

22 09 2010
lc

valeuuuuuu nao sabia como fazerrrrrrrrrr

29 09 2010
EDUARDO CERSOSIMO

Valeu amigão!!!

1 10 2010
Sarda

Nao sei se alguem vai me ajudar nessa. Fiz tudo o que foi pedido mas agora, mesmo assim, eu tenho que mudar toda hora a bandeirinha pra International. Eu mudo, e fica tudo ok, mas dai nao demora muito para a bandeirinha voltar automaticamente para como estava antes. Que fazer?

2 10 2010
Fabio Augusto

aew man, essas dicas salvaram hein. Parabens, continue assim…

4 10 2010
adriano

Valeu!

7 10 2010
Waldson

Olá, cara obrigado.
Meu mac chegou ontem e nunca tinha usado, então estava apanhando para colocar estes acentos.
Seu tuto ajudo d+.
Forte Abraço!

11 10 2010
ç é ü 1ª 2º ê ñ !

Ah, o que é utilizar um atalho para fazer a acentuação correta?
Por favor hein! Quem não se adaptar com isso, que volte para o PC.
Ou será que é difícil adaptar o cérebro para isso?
Tá aí mais um dos motivos pelo qual a Apple tem evitado entrar no mercado brasileiro. Só sabem achar “defeito”.

15 10 2010
Anônimo

Pessoal, eu fiz tudo como pediram e não rolou, aí pus no padrão americanoPC e FUNCIONOU !!!!!! ROÇA, MANÉ , CARVÃO, OPÇÃO, SÃO palavras que eu posso escrever no meu Mac….Essa é minha dica : Ponham em padrão americano ( bandeirinha dos estados unidos) PC!!!!
Espero que eu tenha ajudado!!!
AbraÇos!!!!!!!!!!hahahaha…Fui….

26 10 2010
Neto

AMEM!
Salvou a vida.
Muito mais fácil.
Muito empenho usar os atalhos do “option”

6 11 2010
Paulinho

Como colocar o till ?? Os acentos agudos e circunflexo já consegui, cedilha também, falta o till. Valeeu!

9 11 2010
Vinicius

Como colocar o “a” com a linha em cima ???

Valleuuuuuu!!!!

17 11 2010
Thais

Oiii!!!

Eu fiz tudo conforme foi dito, mas nao consegui acha a opcao EUA Internacional!! Preciso fazer minha monografiaaa

AAAA socorro!

26 11 2010
Rafael Chacon

Cara mtooo bom…

mto obrigado por suas dicas, meu lap tava com a acentuação normal mas do nada parou e eu não aguentava mais os atalhos…ainda bem que achei sua ajuda.

valew.

4 12 2010
Hugo Camilo

Não estou conseguindo achar o menu de entrada dentro do Internacional nas preferências do sistema. Como faço?

10 12 2010
mac

pessoal, ao que esto com problemas na mudança do layout, quando fica indisponível para selecionar a bandeira

* Vá para guia Input Menu (Menu de Entrada) e siga até o final da lista, procure e selecione o novo layout do teclado (USInternational). Selecione também a outra bandeira U.S.
*ps se seu Leopard estiver atualizado existe também outra opção (EUA internacional – PC)

10 12 2010
Mariana Carbonelli

Meu Deus!
Você é um santo! Muito Obrigada!
Estava me sentindo uma mula no computador!

14 12 2010
marcos leonardo

sensacional a fórmula de acentuação.
Agora posso escrever as palavras que fazem muito sentido para mim: “mé, café, cuié, muié… etc”

22 12 2010
Cristiane

Mó lixo o Mac… Nem respeito aos outros idiomas tem.,. vida longa ao windows e linux!

29 12 2010
Vicente

Muito bom esse post…. parabéns mesmo… foi muito útil para mim..grande abraço.
Vicente

30 12 2010
Reginaldo

Valeu cara, muito bom mesmo.

4 01 2011
E Machado

Valeu.

21 01 2011
Arthur Arroxelas

Valeu parceiro.

28 01 2011
´cristiane

valeu

2 02 2011
Anônimo

Obrigado, instalei agora o teclado com os acentos e funciona perfeitamente!

2 02 2011
Bruno

Obrigado, instalei agora o teclado com os acentos e funciona perfeitamente!

7 02 2011
Alessandro Sousa

POST SHOW DE BOLAAAAAAAAAAA!!!, AGORA MEU MAC
TA SEM FRONTEIRAS, RERERERE, EU NÃO CONSEGUIA POR
TINHA Q SELECIONAR A BANDEIRA PERTO DO RELÓGIO
E DEPOIS SELECIONAR A QUE TA ACENTUADA E DEPOIS
SÓ CORRER P ALEGRIA, VALEWWWW, SHOW DE BOLA ESSE
POST!!

20 02 2011
Bernardo Catalán

Excelente post!!!

Muito obrigado!

22 02 2011
Luiz

Nao abre nao versao leopard (10.6)

24 02 2011
MARCOS

Obrigado pela dica! Estou dando os primeiros passos no mac e tenho 40 anos.

15 03 2011
Marco

Muito Obrigado pela dica. Vocês me pouparam muito trabalho

16 03 2011
Ricardo

Muito Obrigado pela dica! Vlw ouro!

23 03 2011
Fernando Silveira

Maravilha !!!! Segundo dia com meu primeiro Mac e a única função a qual não havia me adaptado era a acentuação.
Valeu !!!!

28 03 2011
Marcelo Nunes

Perfeito cara, funcionou 100%… Muito obrigado mesmo!!!

31 03 2011
Rodrigo

Tenho um MacBook Pro, Mac OS X 10.6.7. Instalei este layout de teclado e está tudo funcionando perfeitamente. Muito obrigado, apesar de já ter decorado as teclas de atalho, usar os acentos de forma mais natural é muiiiito melhor.
Obrigado por compartilhar este arquivo.

7 04 2011
contosyudianos

Instalei este layout de teclado e está tudo funcionando perfeitamente. Muito obrigado, apesar de já ter decorado as teclas de atalho, usar os acentos de forma mais natural é muiiiito melhor.
Obrigado por compartilhar este arquivo. [2]

10 04 2011
Marina Flores

Muito obrigada, esse site sempre me ajudando com o meu mac!!!

13 04 2011
Sandra

Muito Obrigada pela dica….esta funcionando perfeitamente!

18 04 2011
ALEXANDRE NAUJORKS

Cara, Deus te abençoe. Muitíssimo obrigado…

18 04 2011
andre

Olá, amigo, comprei o MacBook Pro, e quando fui teclar.. que decepção, ainda não consegui, sera que terei que devolver esta beleza de máquina???????

18 04 2011
andrePI

comprei, um macbook pro, e não consigo a acentuação, será que terei que devolver esta beleza de máquina?????

5 05 2011
Tadeu

Parabéns, a sua dica foi muito útil, funcionou perfeitamente aqui no macbook. Obrigado!

16 05 2011
Caue Gastardi

Obrigado pela dica… :D

18 05 2011
Milton Otto

Cara ,muito bom…estou usando em Portugues/Portugal e ta facil acentuar e mais facil de acostumar
Sucesso pra voce

25 05 2011
Murilo Lessa

Vocês são os caras!! :D
tava precisando muito dessa alteração, facilitou muito minha vida aqui no meu MacBook air o/

26 05 2011
Denise Tolentino Guimarães

Nossa, muito legal essas dicas para quem está iniciando no mundo Mac, adorei… é o meu primeiro. Apanhei um pouco no inicio, mas agora com a ajuda de pessoas como vocês, estou conseguindo aproveitar tudo de bom que ele oferece. Muito obrigada mesmo.

27 05 2011
@leocp

olá obrigado!

Comprei um mac há 2 dias e estava apanhando com essa questão hehe

abs

27 05 2011
Edu

Excelente.

3 minutos e tudo funcionado. Lindo demais.

VALEU!

4 06 2011
Fernando

Baixei o arquivo e funcionou perfeitamente. Ótima dica.

11 06 2011
Anônimo

Baixei o arquivo é deu tudo certo. Valeu pela ajuda!!!

12 06 2011
Ryniere Silva

Valeu, funcionou perfeitamente. Tava cançado de escrever sem acento.

22 06 2011
Rodrigo Fernandez Arouca

Tks Tks Tks!

9 07 2011
Anônimo

you are the man!

9 07 2011
Anônimo

ah… tenho um MackBook com Mac OS X Versão 10.6.7… demorei um pouco para entender sua explicação, pois a opção acima já vem com ele… Mas foi 10! Parabéns e obrigado!

11 07 2011
Ítalo Barrado

Caraca, foi demais! Ganhei meu um Macbook Pro ontem e tava com uma certa dificuldade com o teclado…
Ai um amigo me passou o link, e agora ta tudo certo, muito obrigado!
Se tiver mais alguns truques, passa pra gente.
Vlw

12 07 2011
Anônimo

opa, valew pela dica, agora posso utilizar acentuaÇÃO…. rs

15 07 2011
Bruno Dias

Amigo valeu mesmo por esse post!!!! Muito bom… Sempre que possivel nos informe das novidades do mundo MAC.

Obrigado.

18 07 2011
Anônimo

Caro amigo, muito obrigado pela dica…
Muito simples e bem detalhada.
Ótimo.
Grande Abraço.
Leal, Marcelo
Floripa – SC

23 07 2011
pso

belo tuto. mas n pega em windows vista por que????

7 08 2011
Rodrigo França

LI VÁÁÁÁRIOS COMENTÁRIOS AQUI, MAS O QUE RESOLVEU MEU PROBLEMA FOI O DO BRUNOYOGA – MEU MACBOOK É NOVO, 2011 E, APESAR DE EU TER BAIXADO ESSES PROGRAMAS, NÃO DAVA CERTO E NÃO PRECISAVA. É SÓ IR PREFERÊNCIAS DO SISTEMA/ IDIOMA E TEXTO/ LEIAUTES DE TECLADO/ HABILITA EUA INTERNACIONAL PC DESABILITA A BANDEIRINHA DO BRASIL. FUI!!!

13 08 2011
marcos

Exatamente, nos novos não precisa baixar nada. É só alterar o teclado.

31 08 2011
Anônimo

Que lindoooooO!!!!!!!!! agora eu posso acentuar tudo!!! Já tava desistindo =( hauhauhau muito obrigada!!!

11 09 2011
Anônimo

Isso aii eeehh para pc??

20 09 2011
bruno

Caraca depois de um tempão eu consegui. da certo mesmo, isso modifica todo o tra
balhão que tinha antes.

muito obrigado

21 09 2011
Veronica

Marcelo, Você mudou minha vida! na realidade nem optei por atualizar o teclado, utilizei o tradicional que também não conhecia e é fácil de usar. Obrigada

22 09 2011
Anônimo

Amei a dica! Vou fazer imediatamente.
Mas tem outra coisa que me incomoda no teclado do Mac. As teclas Back (retorno), Home (Topo da pagina) e End (fim da linha) nao existem! Existe atalho pra isso tambem? Valeu!!!

25 09 2011
Anônimo

Obrigado,aprendi a colocar o acento quando necessário.
Muito útil as dicas.

3 10 2011
Anônimo

Obrigado. Formatei meu mac recentemente e tinha me esquecido desse detalhe.! Valeu

7 10 2011
Anônimo

Um comentário muito importante. DO SNOW LEOPARD em diante, incluindo o Lion, BASTA ESCOLHER NO:
Preferências de sistema/ Idioma e Texto (ou Teclado)/Leiautes de Teclado

E aí bastará seleciona EUA – INTERNACIONAL PC. Pronto, seus problemas acabaram, não precisa nem baixar os arquivos que o amigo postou aqui. Mas valeu a ajuda Rodrigo França!

11 11 2011
Marcio Silva

Oi rodrigo. tentei fazer isto, mas as palavras em portugu^es ficam todas grifadas, com “erros”. H’a como evitar isto sem o programa?
Me ajuda ae cara. Falow

26 11 2012
Marcio Bueno de Camargo

sensacionaaaal! e eu me matandooooo! ááá ééé ççç

7 10 2011
thiagobrizziThiago

galera do site brigado pela ajuda…

27 10 2011
Anônimo

Valeu o leiautes de teclado EUA-INTERNACIONAL PC, funciona mesmo, obrigada.

28 10 2011
Sonata

Agradeço pela ajuda, resolveu 100%.
Todos acentos funcionando.
Se seguir o tutorial consegue com facilidade.
Muito obrigada, continue nos auxiliando ok?!!?
Abraço e tudo de bom :-)

1 11 2011
Lucas Teodoro

Muito obrigado pelo post.

Funcionou perfeitamente

5 11 2011
Giuliano Clementi Schmidt

Muito Obrigado, eu estou mudando para o MAC de um PC e isso ajudou muito!!

9 11 2011
Carol Barros

Muuuiiitoooo obrigada!! Estava sofrendo com isso…rs
Carol

10 11 2011
Anônimo

tenho um macbook air mas nao consigui fazer este processo me ajudem..

11 11 2011
Marcio Silva

Socorro! N~ao consigo encontrar as pastas para o devido salvamento e n~ao consegui ainda! Gostaria de saber mais detalhes sobre como montar as imagens que vc mostra na tela. Cara me ajuda! Preciso usar direito meu air poi ‘e quet~ao de trabalho!
Falow!

11 11 2011
Ana Paula Rocha

Obrigadão pela dica. Enfim conseguirei utilizar acentuação correta. Uma dica para quem tem macbook novo, não há necessidade de copiar o arquivo, pois ele já está instalado é só procurar e clicar nele e ao visualizar a bandeirinha do Brasil na barra superior clicar nela e trocar pela americana internacional pc. Aí, é correr para o abraço. Mas, persisto com uma dúvida: como encontro em meu teclado a tecla END e DELETE, esta ultima no meu teclado funciona como delete retrogrado, no pc é aquela seta da direita para esquerda. Valeu!!!

12 11 2011
izabela

acontece com vocês de enviarem email pelo app Mail, com acentuação normal, e as pessoas receberem o texto todo cheio de caracteres japoneses, no lugar das letras acentuadas? Tenho muito problema com isso no trabalho e preciso resolver urgentemente. Ajudem, por favor! :)

15 11 2011
Cláudia

Muito obrigada pelas informações. Acabei de comprar o macbook pro e a primeira coisa que fiz foi descobrir os acentos em português. Os passos foram perfeitos. Só tive dificuldade de achar os nomes de cada local prá fazer os passos ( porém, o youtube ajudou nessa parte).

Que facilidade escrever agora no mac.

Um grande abraço.

15 11 2011
Cláudia

Eu novamente. Um super agradecimento ao sr. Rainer Brockerhoff.

23 11 2011
Tatiana

Muitissimo Obrigada!!!

3 12 2011
Mirele

cara, isso é inacreditável. sério, não acredito que tenho acentos no meu Mac. vale galera!!! ajudou demais.

6 12 2011
Renato Pavanelli Rocco

Puxa, super obrigada…é um alívio escrever com acentos! Super obrigada! :) Ajudou muito mesmo!
Abraços!

14 12 2011
Mariana Arantes

Nossa, nem sei como agradecer! Seu post literalmente me salvou de digitar feito tartaruga… super obrigada!

18 12 2011
Alvaro Junqueira

Acabei de comprar meu Macbook pro!

Não precisei baixar nada! Já vem com essa opção! EUA International PC!

Mas apenas após essa página, cheguei a essa informação!

Muitíssimo obrigado!

Abs.

23 12 2011
Anônimo

ESQUEÇA TUDO ISSO…
é só pressionar a letra que aparecerá as opções ;)

3 01 2012
Ilana

Ganhei hoje o Mac Air aqui na Suécia! Depois de duas horas batendo cabeça encontrei essa dica maravilhosa… e nossa! Que alívio! Não acredito que consegui, obrigada! Abraços de Estocolmo!

12 01 2012
Aecio Neto

Nem sei como agradecer! Muito obrigado! Valeuzão! ÃO!

12 02 2012
chryso

Viva a internet, viva seus colaboradores!!!

Muito obrigado!

12 02 2012
Fla Pugliesi

Valeeeeu muito pela super dica!!!!

obrigada Thinkad e Marcelo Fiorani!

20 02 2012
Fernando Goldbach

Pessoal para quem já tem o leopard não precisa baixar nas preferências é só escolher internacional – pc

3 03 2012
Maris Stella

Pessoal, conseguiiiii….!!!! Fui me orientando por todas as dicas. Só não consegui fazer funcionar o C cedilha.Alguém sabe me dizer como fazer???
Obrigada. Bjs

14 03 2012
Murillo

Como faço pra montar a imagem do arquivo?

15 03 2012
Rafael Pasa

Obrigado pela ajuda.

26 03 2012
Mirian Dias

Como faz pra acentuar letras em caps lock?

29 03 2012
Macbook

Muito bom! Valeu

10 04 2012
Anônimo

Eu não sou de colocar comentários em post, mas realmente este merece … PARABÉNS!
Realmente o título faz jus! É definitivo este guia. Consegui na primeira! Fato é que eu estava meu MAC um pouco de lado, mas agora vou utiliza-lo mais.
Obrigado
Motta

13 04 2012
Jorluc

desculpas por ser repetitivo …
FUNFOU !!! /
áãçúü … agora sim …

Muito obrigado !!!

21 04 2012
ezio

Nossa, já tem tempo que postaram essas dicas mas estão bem atuais, valeu gente muito obrigado.

1 05 2012
Anônimo

Show Adorei, uso Mac a 2 anos já e ninguém tinha explicado assim tão fácil

5 05 2012
Anônimo

Consegui! Muitíssimo obrigada!
ç, á, ã è â,
Abraços,
Angélica

16 05 2012
Tiberio Lemes (@tiberiolemes)

Vlw mano… agora sim tenho acentos! Rsrs!

3 06 2012
Anônimo

PERFEITOOOOOO!!!!!! FIQUEI MARAVILHADA COM ISSO!!!

3 06 2012
Anônimo

Muito Obrigado,me ajudou imenso.

6 06 2012
Felipe Dumont

Muito obrigado, se não fosse por você, meu novo mac nao teria nenhum acento!!… estou apanhando muito dele ainda mas aos poucos domino a fera!

Mais uma vez, Obrigado.

6 06 2012
Isadora

eu nao consigo encontrar a pasta “keyboard layouts” de jeito nenhum! tens como me ajudar?

7 06 2012
Ciro

consegui depois de mto tempoo valeu msm cara

11 06 2012
Nadim

muuuito bom, sempre tentei colocar acentos mais nunca deu certo, vlw msm cara

14 06 2012
Eduardo

valeu!! boa!!

17 06 2012
Luiza

Perfeito! Deu tudo certo.

5 07 2012
Anônimo

ótimo (voltou a ser com acento!)….perfeito! Muito Obrigada!!!!

12 07 2012
Anônimo

nao consigo achar a tecla option no mac book air! podem me ajudar?

2 08 2012
geléia

não sou mais um analfabeto virtual graças a vcs…parabens….

22 08 2012
Anônimo

Muito bom! Me ajudou muito

28 08 2012
Anônimo

Muito legal, me ajudou demais! Grande abraço!!!!

29 08 2012
Anônimo

Esse seu tutorial me ajudou demais, já tava até um pouco desanimado com os acentos errado haha! Obrigado, abraço

29 08 2012
Paulino da Silva

Maravilhoso…realmente funciona, é simples e prático, ai esta a prova, as palavras acentuadas sao fruto do programa e das dicas…Nota Mil.

22 10 2012
Anônimo

Post pica…muito bom cara. Vlaeu mesmo!!

25 10 2012
Raul

Sou novato no mac e não consigo achar a pasta: Library\Keyboard Layouts

quando abro o finder, vejo as seguintes pastas: Todos os meus arquivos, AirDrop, Aplicativos, Mesa, Documentos, Transferências, Filmes, Música, Imagens. Mas e a pasta Library (ou Biblioteca), onde fia?

10 11 2012
Anônimo

muito bom. Valeu!!! Usando o ABNT2 para o teclado sem fio da MS

3 12 2012
lola

a minha bandeirinha fica mudando pra do brasil e eu perco meus acentos tooooooda hora. =/

8 12 2012
Marcelo R L

mais um aqui que agradece pelo layout, valeu mesmo

8 02 2013
alex

Obrigado, funcionou perfeitamente

23 02 2013
Marcelo Bittencourt

acabei de pegar um mac e ainda estou me adaptando (1 dia). essa dica foi essencial! obrigado!

23 03 2013
Diego

Tem uma forma mais fácil e não precisa instalar nada pessoal. http://piratinha.wordpress.com/wp-comments-post.php

23 03 2013
na

vcs salvaram minha vidaaaaaaaaaa

27 03 2013
mariana

eu fiz tudo direitinho, inclui o US – international no teclado… apareceu a bandeirinha do brasil la em cima, mais nao consigo mudar para a US…=( esta la a opção como se estivesse congelada…e não consigo escolhe-la.. oq faço????

8 05 2013
Anônimo

Melhor post para acentação de Mac!!!

20 05 2013
Breno

Bem explicado, concordo com a galera ai que é o melhor post sobre acentuação no Mac!

20 09 2013
Anônimo

Viva!!!!

13 12 2013
Carol Almeida

Obrigada, adorei o post! e me salvou pq tava enchendo o saco!

25 02 2014
Rondineli Saad

Obrigado pela ajuda! Muito útil

2 04 2014
Anônimo

Aleluiah!!!! Muito obrigada! Essa dica foi tudo, fava sofrendo com esse problema. Segui os passos e foi direitinho.

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

